NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 16/08/2017 - 21:23
Pilar del Río analisa fronteira entre língua espanhola e portuguesa no "Trilha de Letras"

A jornalista e tradutora espanhola Pilar del Río é a convidada especial do Trilha de Letras desta quinta (17/08), às 21h30, na TV Brasil. Viúva do consagrado autor português José Saramago (1922-2010), ela conversa com o escritor e apresentador Raphael Montes sobre a literatura lusófona.

Gravada durante a Festa Literária Internacional de Paraty, a entrevista é a terceira edição do programa feita na Flip e aborda a narrativa literária produzida nos países de língua portuguesa.

No papo com Raphael Montes, Pilar analisa a fronteira entre a língua espanhola e a portuguesa. "Não é um problema de falar mais facilmente um idioma ou outro. É um problema de convencimento pessoal. Somos mais ricos se podemos nos expressar em nossa língua e entender o outro", pondera tradutora.

"Na Península Ibérica, onde estão Espanha e Portugal, há cinco idiomas. Tirando o basco, que é mais complicado, catalães, galegos, portugueses e castelhanos podemos nos entender e cada um se expressar em sua língua. Essa é uma convicção profunda que tenho", completa Pilar.

Presidenta da Fundação José Saramago, ela destaca o livro "Com o mar por meio", obra que reúne a troca de correspondências entre dois gênios da literatura de língua portuguesa, Jorge Amado e José Saramago, no período de 1992 a 1998. "Eles defenderam a mestiçagem, a pluralidade cultural e o papel protagonista da mulher", afirma Pilar.

Sobre o escritor lusitano, ela dá dicas de títulos publicados por Saramago para os telespectadores que têm interesse em conhecer sua obra. Uma das sugestões é "Ensaio sobre a Lucidez" (2004).

Esposa do autor de 1988 até sua morte em 2010, Pilar ressalta ainda o reconhecimento internacional que Saramago recebeu com o Prêmio Nobel de Literatura de 1998. Três anos antes, em 1995, ele foi homenageado com o Prêmio Camões, a mais importante premiação literária da língua portuguesa.

A jornalista também comenta a iniciativa da Flip de celebrar os escritores lusófonos, unindo autores jovens e consagrados, portugueses, brasileiros e africanos. Pilar del Río também fala sobre a conquista do prêmio Luso-espanhol de Arte e Cultura 2016, concedido pelos governos de Portugal e Espanha.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.