NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 19/02/2018 - 20:31
"Trilha de Letras" presta tributo a Darcy Ribeiro em novo dia e horário

Em homenagem a Darcy Ribeiro, o programa Trilha de Letras inédito desta terça (20/02), às 21h15, na TV Brasil, resgata o legado deixado pelo antropólogo, escritor e político que faleceu há 21 anos em 17 de fevereiro de 1997.

Para lembrar a vida e a obra do saudoso homenageado, o apresentador Raphael Montes recebe o também antropólogo Mércio Gomes, que trabalhou com Darcy Ribeiro, para um bate-papo na atração que essa semana estreia em novo dia e horário.

“Sou um homem de fazimentos”. É com essa frase que Darcy Ribeiro gostava de se definir. Considerado um dos maiores pensadores do seu tempo, era, acima de tudo, um apaixonado pelo Brasil. "Pensar e fazer é o que caracteriza Darcy. Não é só fazimento o que ele fazia. Ele tinha uma visão dialética do mundo. O pensar e o fazer andam juntos", comenta Mércio.

O Trilha de Letras discute as diversas facetas do educador que se tornou personalidade histórica do país e um dos principais atores da construção da identidade nacional com suas múltiplas atuações. O convidado de Rafhael Montes debate essa perspectiva de Darcy Ribeiro. "O indivíduo é responsável pelo coletivo. Você tem que pensar e agir a partir deste pensamento. O pensamento nasce da nação e a nação nasce do pensamento", explica Mércio Gomes.

Ainda no que diz respeito ao país, ele aborda outras reflexões do homenageado. "Darcy nunca teve nenhuma dúvida de que a mestiçagem brasileira é a que dá a sua capacidade de transcendência, a sua capacidade de se transformar numa nação nova, autônoma e exemplar para o mundo", afirma Mércio.

Darcy Ribeiro também era conhecido por seu trabalho em relação aos índios. "Ele trouxe uma visão nova da terra indígena. Para Darcy, a terra indígena não é uma gleba, um pedaço de terra que alguém escolhe, é aquilo que os índios culturalizam", finaliza.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.