Nesta segunda-feira (23/04), às 22h45, na TV Brasil, o “Mídia
em Foco” discute a dinâmica do mercado da comunicação a partir do surgimento
dos influenciadores digitais. Três especialistas são convidados pelo programa
apresentado pela jornalista Paula Abritta para abordar o tema.
Com o objetivo de refletir sobre a lógica da mídia com o
advento desse novo perfil profissional, a atração entrevista o criador de
conteúdo Felipe Castanhari, a pesquisadora em comunicação digital Issaaf
Karhawi e a especialista em marketing digital Katia Damasceno.
Com a chegada e a popularização da internet, o influenciador
digital desconstrói o paradigma anterior que privilegiava exclusivamente os
famosos. "O influenciador digital muda as dinâmicas do mercado de
comunicação. Isso a gente não pode negar", afirma Issaaf Karhawi que
pesquisa esse universo digital.
“Pra marca é interessante porque cria engajamento. Os
influenciadores têm isso. Engajamento não é qualquer ator ou apresentador que
consegue. Pra você ter engajamento, é preciso ter uma conexão profunda com a
sua audiência", define o criador de conteúdo Felipe Castanhari.
O programa da TV Brasil mostra que essa tendência começou com
os primeiros blogueiros ainda nos anos 90. Com a automatização dos blogs,
milhões de pessoas se tornaram produtoras de conteúdo. Hoje os influenciadores
estão nas mais diversas plataformas como Youtube, Facebook, Snapchat e
Instagram.
Para Katia Sodré Damasceno, esses novos protagonistas
estabelecem uma interação mais próxima com o público. "O que diferencia
hoje um influenciador digital da celebridade é que o influenciador cria uma
relação de um pra um e com muitas pessoas. Já a celebridade cria uma relação de
um pra muitos", analisa a especialista em marketing digital.
Essa questão do relacionamento também é debatida por Issaaf
Karhawi. Ela considera que o influenciador integra a rede e imprime um discurso
de testemunho na publicidade. "A gente olha para esse influenciador a
partir dos olhos da pessoalidade", observa no Mídia em Foco.
Apesar das novidades nesse ambiente, os convidados destacam
que não é o fim de jornais, revistas, rádio e televisão e de seus
comunicadores. "A mídia tradicional ainda é um potencializador de todas as
dinâmicas digitais", defende a pesquisadora Issaaf Karhawi.
Ainda assim, para desenvolver estratégias para esses
veículos, os especialistas defendem o uso das novas ferramentas que as mídias
digitais oferecem. "Não tem, hoje em dia, mais como você criar um
planejamento de um programa de TV que não envolva a internet", pontua o
youtuber Felipe Castanhari, eleito em 2016 pela Forbes Brasil um dos 30 jovens
mais promissores do país.