NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 22/04/2018 - 17:53
"Mídia em Foco" analisa participação dos influenciadores digitais no mercado de comunicação

Nesta segunda-feira (23/04), às 22h45, na TV Brasil, o “Mídia em Foco” discute a dinâmica do mercado da comunicação a partir do surgimento dos influenciadores digitais. Três especialistas são convidados pelo programa apresentado pela jornalista Paula Abritta para abordar o tema.

Com o objetivo de refletir sobre a lógica da mídia com o advento desse novo perfil profissional, a atração entrevista o criador de conteúdo Felipe Castanhari, a pesquisadora em comunicação digital Issaaf Karhawi e a especialista em marketing digital Katia Damasceno.

Com a chegada e a popularização da internet, o influenciador digital desconstrói o paradigma anterior que privilegiava exclusivamente os famosos. "O influenciador digital muda as dinâmicas do mercado de comunicação. Isso a gente não pode negar", afirma Issaaf Karhawi que pesquisa esse universo digital.

“Pra marca é interessante porque cria engajamento. Os influenciadores têm isso. Engajamento não é qualquer ator ou apresentador que consegue. Pra você ter engajamento, é preciso ter uma conexão profunda com a sua audiência", define o criador de conteúdo Felipe Castanhari.

O programa da TV Brasil mostra que essa tendência começou com os primeiros blogueiros ainda nos anos 90. Com a automatização dos blogs, milhões de pessoas se tornaram produtoras de conteúdo. Hoje os influenciadores estão nas mais diversas plataformas como Youtube, Facebook, Snapchat e Instagram.

Para Katia Sodré Damasceno, esses novos protagonistas estabelecem uma interação mais próxima com o público. "O que diferencia hoje um influenciador digital da celebridade é que o influenciador cria uma relação de um pra um e com muitas pessoas. Já a celebridade cria uma relação de um pra muitos", analisa a especialista em marketing digital.

Essa questão do relacionamento também é debatida por Issaaf Karhawi. Ela considera que o influenciador integra a rede e imprime um discurso de testemunho na publicidade. "A gente olha para esse influenciador a partir dos olhos da pessoalidade", observa no Mídia em Foco.

Apesar das novidades nesse ambiente, os convidados destacam que não é o fim de jornais, revistas, rádio e televisão e de seus comunicadores. "A mídia tradicional ainda é um potencializador de todas as dinâmicas digitais", defende a pesquisadora Issaaf Karhawi.

Ainda assim, para desenvolver estratégias para esses veículos, os especialistas defendem o uso das novas ferramentas que as mídias digitais oferecem. "Não tem, hoje em dia, mais como você criar um planejamento de um programa de TV que não envolva a internet", pontua o youtuber Felipe Castanhari, eleito em 2016 pela Forbes Brasil um dos 30 jovens mais promissores do país.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.