NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 14/06/2018 - 14:12
"Caminhos da Reportagem" mostra manifestações populares da Festa do Divino

Religiosidade e tradição são marcas da Festa do Divino em Pirenópolis, pequena cidade do interior de Goiás. O programa “Caminhos da Reportagem” desta quinta-feira (14/06), às 21h45, na TV Brasil, destaca a origem e a força dessa festa popular.

A equipe de jornalismo da emissora pública esteve em Pirenópolis nos dias que aconteceram a 200ª edição da Festa do Divino Espírito Santo, reconhecida pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) como patrimônio cultural imaterial brasileiro.

De acordo com o depoimento dos moradores, a festa do Divino é um divisor temporal: existe o antes e o depois da festa e a comunidade se prepara para vivê-la durante todo o ano. A tradição, mantida pelo povo pirenopolino, acontece todos os anos, 50 dias após a Páscoa.

Durante os dias que antecedem a data, a cidade goiana realiza várias manifestações religiosas e culturais, como procissões, missas, congadas e folias, tudo como preparação para a festa do Divino.

No domingo de Pentecostes, ou domingo do Divino, começam as Cavalhadas, as batalhas entre mouros e cristãos encenadas em várias regiões do Brasil, quase sempre associadas às festas do Divino.

O programa da TV Brasil entrevista Célia Fátima de Pina que mantém o Museu da Cavalhada em casa. Ela segue o trabalho da mãe que criou o espaço para preservar a memória dessa tradição.

Outro morador que participa da reportagem é José Valdivino Lima, conhecido como Zé das Máscaras. O devoto produz as tradicionais máscaras feitas de papel para a Festa do Divino em Pirenópolis.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2018  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.