NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - SescTV
 
MANCHETES

» 08/07/2018 - 20:16
SescTV celebra Dia Mundial do Rock com quatro produções dedicadas ao tema

Dia 13 de julho é o Dia Mundial do Rock. Por isso, o SescTV exibirá, entre os dias 13 e 14 do mês, uma programação dedicada ao gênero musical emergido nos EUA, nos anos 1950. O canal exibe o episódio da série Arquiteturas sobre a Galeria do Rock, centro comercial, no centro de São Paulo; um show em homenagem ao cantor Raul Seixas, símbolo do rock brasileiro; e dois programas sobre o festival O Fim do Mundo, Enfim, pioneiro do movimento punk nacional.  

O Dia Mundial do Rock, embora o nome indique o contrário, é comemorado apenas no Brasil. A data marca o calendário dos brasileiros desde o dia 13 de julho de 1985, quando foi realizado, nos EUA e na Inglaterra, o festival Live Aid. O evento reuniu bandas como Led Zeppellin, Queen, U2, Bob Dylan e The Who para arrecadar fundos e destiná-los ao combate da fome na Etiópia, país africano que padecia uma grave crise humanitária. Em um momento de êxtase do show, Phil Collins, então líder da banda Genesis, declarou que aquele dia era histórico e, portanto, passaria a ser conhecido como Dia do Rock. Porém, a moda só pegou entre as rádios brasileiras, que estimulam, até hoje, a comemoração da data.

Para iniciar as comemorações, o SescTV apresenta o episódio Galeria do Rock, da série Arquiteturas, dirigida por Paulo Markun e Sergio Roizenblit. Às 15h30, no dia 13/7, sexta-feira, a produção resgata a história da galeria no centro da capital paulista e mostra as relações entre sua arquitetura e os valores do rock. Para a arquiteta e urbanista Valéria Severini, esse diálogo se dá pelo caráter de expansão. “A galeria tem a permeabilidade espacial, que faz com que a pessoa circule pelas ruas em torno, a permeabilidade visual, porque ela tem vitrines, garantindo uma relação entre espaço público e privado, e ela é aberta. Então ela convida, funcionando como uma expansão do espaço público”, afirma.

Ainda no dia 13/7, à meia-noite, o SescTV exibe o show Viagens Raul Seixas: o início, o fim e o meio, gravado em 2008, no Sesc Pompeia, em homenagem ao cantor baiano. Raul é um dos símbolos do rock nacional e morreu em 1989, aos 44 anos. Com direção musical de Daniel Ganjaman e direção geral de Rodrigo Carelli, a produção conta com a participação de músicos como Elza Soares, Pélico, Rebeca Matta e Marcelo Nova, que interpretam as canções do Maluco Beleza e prestam depoimentos em celebração à sua trajetória musical, como faz o cantor Pélico. “Eu gosto do Raul porque ele tinha uma letra política e, como ele colocava de um jeito com sarcasmo, você se perguntava: Será que ele tá falando sério? E, sim, ele estava sempre falando seríssimo”, opina.

O SescTV estende as comemorações do dia do Rock para o dia 14/7, sábado. Às 22h, o canal exibe o documentário O Fim do Mundo, Enfim, dirigido por Camila Miranda. A produção recupera a história do festival homônimo, pioneiro do movimento punk, realizado no Sesc Pompeia em 1982. Membros de grupos punk daquela época relembram o desenvolvimento do movimento no país. “1982 é o ano em que a mídia começa a dar atenção a essa coisa nova que as pessoas viam na rua. O festival acaba sendo o grande evento que lança o punk rock para o público mais geral”, conta Mao, vocalista da banda Garotos Podres.

Na sequência, às 22h45, o resgate da história do punk nacional, com a exibição do show O Fim do Mundo, Enfim, realizado 30 anos após o festival histórico, novamente no Sesc Pompeia, em 2012.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2018  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.