NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 11/08/2018 - 17:08
"Globo Rural" apresenta veneno de cascavel e sangue de búfalo como cicatrizantes para humanos

Pesquisadores do CEVAP (Centro de Estudos de Venenos e Animais Peçonhentos - Unesp) descobriram o “selante de fibrina”, um medicamento produzido a partir do veneno de cascavel com o sangue de búfalo. O ‘Globo Rural’ neste domingo (12/08) mostra como foi o desenvolvimento dessa pesquisa inédita no Brasil.

Depois de quase 30 anos, o repórter Nelson Araújo volta à cidade no interior do Estado de São Paulo para ver a evolução da pesquisa e se surpreende com o resultado. Ao longo do tempo e depois de diversos testes, os pesquisadores perceberam que o sangue do búfalo trouxe mais benefícios que o sangue humano quando em contato com o veneno de cascavel.

A cola cicatrizante ganhou força e, em 2016, com autorizações, os pesquisadores conseguiram fazer os testes em pessoas com vários tipos de feridas na faculdade de medicina da Unesp. O resultado mostrou grande eficiência do selante em cicatrizes, podendo até ser cura para casos de úlcera.

Vera Freddo, 75 anos, foi uma desses pacientes que se voluntariaram para os testes em humanos. Há 49 anos, ela convivia com uma ferida na perna considerada incurável. Chegou a fazer mais de 20 cirurgias e quase 20 mil curativos. Com o uso do selante, sua ferida foi curada em três meses.

Outro personagem que se envolveu com a pesquisa foi Aristides Pavan, 75 anos, que doou um rebanho de búfalos (cerca de 40 cabeças) para a Unesp ao saber da dificuldade que a universidade estava em encontrar sangue do animal. Aristides perdeu a mãe devido a uma ferida na perna.

A Unesp patenteou e licenciou essa tecnologia. O CEVAP monta uma fábrica para poder abastecer o centro de pesquisa para seguir o protocolo e avaliar a eficácia para, então, poder produzir em larga escala e comercializar o medicamento.

O ‘Globo Rural’ vai ao ar na TV Globo depois de ‘Pequenas Empresas & Grandes Negócios’.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.