Depois de conquistar 6 medalhas de ouro no Promax Global
Awards 2018, além de uma de prata e uma de bronze, a Globo e a Globonews voltam
a se destacar na premiação, desta vez em sua edição regional: no total, 15
trabalhos das empresas estão entre os finalistas de 11 categorias do PromaxBDA
Latin America. Os vencedores serão anunciados durante evento em Miami, no dia
14 de novembro.
Dentre as categorias, quatro contam com mais de um trabalho
das empresas. Em News/ Current Event Promotion, concorrem três peças. A
primeira, o filme Fire&Fury, promoveu a entrevista do autor do livro Fogo
e Fúria, sobre os bastidores do governo Trump, concedida ao programa
Milênio, da GloboNews. Para o trabalho, a equipe usou fogo de verdade para
queimar imagens de todos os integrantes do governo do presidente norte-americano
que se resignaram ou foram demitidos, enquanto uma locução em off com trechos
da entrevista rodava ao fundo.
A segunda é outra chamada especial da GloboNews criada para a
cobertura do encontro ente Trump e Kim Jong Yum, veiculada no Dia dos Namorados
no Brasil. De forma bem-humorada, a peça reuniu imagens dos presidentes em
diferentes momentos, embaladas com uma trilha romântica e falas reais do
presidente Trump sobre o encontro histórico.
Finalizando a lista de trabalhos indicados na categoria,
estão as chamadas para Retrospectiva 2017, da Globo. Com o conceito “um ano de
extremos”, as peças exploram a contradição dos acontecimentos mais
significativos de um ano repleto de altos e baixos e momentos surpreendentes.
Em Original Series Promotion, as finalistas são as chamadas
das séries da Globo Carcereiros e Filhos da Pátria. Para a primeira, o
trabalho apresenta os desafios de um agente penitenciário diante da
precariedade do sistema prisional brasileiro. Além disso, mostra, apoiado pelo
storytelling do produto, como o perigo encarado diariamente pelos carcereiros
os tornam, de certa forma, prisioneiros da violência que circunda o presídio.
Já a segunda peça segue o tom de humor da série. Para ajudar
a contar “a história da nossa história”, os filmes simulam uma entrevista com
os personagens dando suas impressões pessoais sobre o momento contado na trama
e no qual eles mesmos estão inseridos. Os depoimentos dos personagens ajudam a
marcar suas próprias personalidades e seus conflitos dentro da trama.
Na categoria Telenovela Promotion, concorrem as campanhas de
lançamento das novelas O Outro Lado do Paraíso, que tem como símbolo um
bumerangue representando o conceito de ação e reação e mostrando que quando se
ultrapassa os limites morais a vida se encarrega de cobrar; O Tempo Não Para,
com peças que apresentam acontecimentos icônicos dos últimos 132 anos, tempo em
que os personagens principais permaneceram congelados em um grande bloco de
gelo; e, ainda, as chamadas de Deus Salve o Rei, com o conceito de escolhas e
suas consequências, com peças que mostram diferentes recortes da trama sob essa
visão.
Best Work Never Seen, com peças produzidas, mas nunca
veiculadas, fecha a lista de categorias com mais de um trabalho. O primeiro
deles é Fake News Post, da GloboNews, criada para mostrar o peso de um post e
as consequências reais do compartilhamento de notícias falsas.
Já The Voice Kids, tinha como objetivo mostrar o nascimento
de um talento e como ele é revelado, em peças com situações em que os pais se
surpreendem com o talento precoce dos filhos, como um bebê que revela ter uma
voz potente ainda na barriga da mãe.
Ainda há trabalhos da Globo e GloboNews em outras categorias.
Em Channel ID, uma vinheta de celebração da Globo pela chegada da primavera em
que, com base nos valores da empresa, um globo branco é, aos poucos, tomado
pela cor e alegria da nova estação; em Marketing Video/ Presentation, a
apresentação da série Sob Pressão que explora os diferenciais da trama: os
obstáculos dos médicos para salvar vidas no contexto do sistema público de
saúde no Brasil, repleto de precariedade, violência e corrupção; em Funniest
Promo e Somenthing for Nothing, ambas chamadas da cobertura do encontro entre
Donald Trump e Kim Jong Yum, na GloboNews; em Sport Promotion, a campanha
criada para anunciar a exibição da final da Champions League em salas de cinema
e que, com veiculação exclusiva nas telonas, faz uma brincadeira com os
críticos da sétima arte; em Title Sequence, a abertura de Deus Salve o Rei,
composta por vários momentos simbólicos da trama que se unem em um grande e
complexo objeto representativo dos reinos da novela; e finalmente em Channel ID
Campaign, a peça White On Air.