NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Cultura
 
MANCHETES

» 17/10/2018 - 13:26
TV Cultura e Itaú Cultural estreiam documentário em homenagem a Inezita Barroso na Mostra Internacional de Cinema

Nesta quinta-feira (18/10), às 21h50, a TV Cultura estreia o documentário Inezita na Mostra Internacional de Cinema, que acontece no Instituto Moreira Salles, em São Paulo. Trazendo curiosidades e peculiaridades da vida de Inezita Barroso, o filme é dirigido por Helio Goldsztejn, com roteiro de Fabio Brandi Torres. O documentário ainda será exibido na sexta-feira (19/10), às 17h45, no CineArte Petrobrás, e no sábado (27/10), às 16h50, no PlayArte Marabá.

Em mais de 60 anos de carreira, foram quase 35 dedicados ao Viola, Minha Viola, programa da TV Cultura que se tornou um espaço único de defesa da música caipira. Como apresentadora, Inezita insistiu apenas na presença de artistas que procuravam manter a tradição do gênero que abraçou, não admitindo a presença de baterias e teclados no palco do programa, por exemplo.

Ela também foi atriz de cinema (chegando a ganhar o Prêmio Saci de melhor atriz de 1955, dirigido por Alberto Cavalcanti), pesquisadora, folclorista, radialista, professora universitária e, claro, cantora. Mas não só de música caipira. Para o compositor Paulo Vanzolini, ela era a melhor cantora de samba do País.

O documentário retrata Inezita como professora de violão de Eva Wilma na década de 40 e que no auge do sucesso chegou a bater o telefone na cara de um presidente, mas depois se viu obrigada a dar aulas de violão, ensinando músicas da Jovem Guarda para se sustentar. Grande parte das imagens do documentário foram retiradas do acervo da TV Cultura, captadas em filme no ano de 1969.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.