NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Globo
 
MANCHETES

» 17/10/2018 - 13:42
"Profissão Repórter" destaca histórias na hidrovia Solimões-Amazonas

Nos mais de 3 mil quilômetros de rios que cortam a Amazônia, o trânsito de pessoas e de carga é intenso, constante e de extrema importância para a população de uma das regiões mais pobres do país. Nessa enorme malha hidroviária, navegam também muitas histórias, sonhos e dilemas, que são revelados pela equipe do Profissão Repórter nesta quarta-feira (17/10).

Para realizar um trajeto entre Manaus e Belém, Caco Barcellos viaja durante quatro dias numa balsa que leva carretas com produtos da Zona Franca e registra a rotina dos tripulantes. Um ponto bastante preocupante no transporte de carga no rio Amazonas é o ataque de piratas, principalmente aos cargueiros que levam combustível, um problema que tem crescido nos últimos 5 anos.

Os assaltos também são recorrentes em embarcações para transporte de passageiros, como relatam os repórteres Danielle Zampollo e Erik Von Poser. Eles passam nove dias percorrendo as cidades de Breves, Gurupá e Melgaço no trecho mais estreito da hidrovia, conhecido como estreito de Breves, e relatam que passageiros que saíam de sua região em busca de médicos em outra localidade foram vítimas desse tipo de crime.

Em Melgaço, uma das cidades com um dos IDHs – Índice de Desenvolvimento Humano - mais baixos do país, Danielle e Erik também acompanham histórias de ribeirinhos que se arriscam ao vender açaí, camarão e palmito naquilo que chamam de rabetas’. Domingos Alves é um desses vendedores e mostra as condições em que vive: sem saneamento básico, sem energia elétrica e, muitas vezes, sem ter o que comer.

Do outro lado do Estado, Mayara Teixeira e Eduardo de Paulo fazem uma viagem que separa o Brasil e a Colômbia, na região de Tabatinga, onde encontram Francielison, que fugiu de casa e, depois de seis meses usando drogas, é resgatado pelo irmão, um policial.

O ‘Profissão Repórter’ vai ao ar na TV Globo, depois do ‘Futebol 2018’.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.