O uso político das fake news é tema da edição do programa “Mídia
em Foco” que a TV Brasil reapresenta nesta segunda (2/10), às 22h45, às
vésperas do segundo turno das eleições. O especial sobre a análise da
disseminação de notícias falsas foi ao ar pela emissora pública, originalmente,
no dia 2 de abril.
A atração jornalística enfatiza que a proliferação de
notícias falsas existe desde a antiguidade, mas cresce após a surgimento da
imprensa e amplia seu alcance com o advento da internet e a popularização das
mídias sociais, aplicativos e plataformas de troca de mensagens como o
WhatsApp.
Para debater a polêmica, o programa da TV Brasil apresentado
pela jornalista Paula Abritta recebe a diretora da Agência Lupa, Cristina
Tardáguila; o jornalista e cientista político Leonardo Sakamoto; e o professor
de Políticas Públicas da USP, Pablo Ortellado.
Segundo a jornalista Cristina Tardáguila, o impacto de uma
notícia falsa é amplo. "Ele pode variar desde uma simples risada, você
recebe e ri porque é algo tão absurdo, até uma morte, como a da Fabiane de
Jesus no Guarujá", comenta ao recordar o linchamento de uma mulher
confundida com uma suposta criminosa na periferia do Guarujá, no litoral de São
Paulo, em maio de 2014.
A onda de fake news que tem se alastrado pelas redes sociais
no país, com uma intensidade cada vez maior, já mostra suas consequências na
vida social e política. Para Pablo Ortellado, professor de Políticas Públicas
da Universidade de São Paulo (USP), é preciso empreender um debate público para
conscientizar e alertar a sociedade a respeito desse problema.
De acordo com o jornalista e cientista político Leonardo
Sakamoto, a lógica em escala das mentiras propagadas ajuda a conferir
credibilidade às informações falsas. "Há gradações, e quanto mais
gradações houver, mais competente é a fake news pra tentar subverter e entrar
na população", afirma.
Pablo Ortellado alerta para o risco de notícias enganosas se
multiplicarem rapidamente. "A gente tem um conjunto de técnicas de
desinformação que são utilizadas para fazer manchetes fortes, que fazem com que
uma determinada notícia viralize", explica.