Múltiplas telas, painéis digitais e holografias. O outdoor
convencional tem perdido espaço diante do avanço tecnológico e de algumas
restrições à publicidade exterior. Este é o tema do programa “Mídia em Foco”,
que vai ao ar nesta segunda-feira (10/12), às 22h45, na TV Brasil.
No programa, três especialistas falam sobre o novo cenário,
em que surgem novas formas de expor conteúdo fora de casa. Com a chamada mídia
digital out of home, é possível explorar recursos interativos para um público
cada vez mais conectado.
“O out of home já está sendo e vai ser cada vez mais um dos
maiores parceiros para as cidades e para a conectividade das pessoas com a
cidade”, diz Lizandra Freitas, Ceo da Clear Channel Outdoor. “É uma mídia hoje
que faz parte do seu dia a dia. Tá muito mais presente com muito mais
informação”, emenda Paulo Stephan, Diretor Executivo da Associação Brasileira
de Mídia Out Of Home.
Para Anderson Santo, Diretor Geral de planejamento e inovação
da Otima, a integração das pessoas através das novas formas de expor o conteúdo
‘fora de casa’ é essencial para as marcas colocarem de pé suas ideias.
Out of home é uma expressão inglesa que significa fora de
casa. A mídia out of home ou mídia exterior tem suas origens no Egito antigo há
milhares de anos com as inscrições de leis e tratados públicos em obeliscos. Na
Roma antiga, mensagens de compra e venda de produtos eram escritas com carvão
em murais externos. No século X surgem os cartazes com xilogravura e no século
XX ocorre a consolidação do outdoor.
A primeira empresa especializada em outdoors no Brasil foi a
Publix. Criada em 1929 teve entre seus fundadores uma pioneira da publicidade
no Brasil: Marta Paturan de Oliveira. Nesse período, os outdoors eram
artesanais, pequenos, ovais e inseridos em postes. Com o tempo eles passaram a
ser maiores, impressos e se tornaram uma das principais formas de mídia out of
home.