NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 11/12/2018 - 22:04
Violência obstétrica nas maternidades brasileiras ganha destaque no "Profissão Repórter"

Com 55% dos nascimentos por via cirúrgica, o Brasil tem uma das mais altas taxas de cesarianas no mundo. Na rede particular, esse número salta para 83%. O Profissão Repórter desta quarta-feira (12/12) mostra duas realidades opostas existentes no país: enquanto, de um lado, cresce a busca por partos humanizados, de outro, aumentam também as denúncias de violência obstétrica e de negligência no atendimento às mulheres grávidas.

Durante uma semana, a repórter Nathalia Tavolieri acompanhou a rotina do hospital Sofia Feldman, em Belo Horizonte. Referência em parto humanizado, a maior maternidade do país faz uma média de 700 partos por mês. Com 30 leitos de UTI neonatal fechados, o hospital enfrenta uma de suas piores crises: a falta de repasses públicos.

Mesmo assim, segue atendendo mulheres que buscam por qualidade na hora do parto. Como é o caso de Karina Paim, que, mesmo com plano de saúde, optou por ter seu primeiro filho através do serviço público. A repórter Nathalia registra o parto de Karina, que acontece de forma natural.

No Rio de Janeiro, o repórter Julio Molica conta a história de Raquel Correa, que teve uma experiência traumática e sofreu com a perda de sua primeira filha. Os médicos aplicaram anestesia sem o consentimento dela e realizaram manobras contra-indicadas, como a que força o útero da mãe. Após a experiência traumática, Raquel decidiu se tornar doula e, desde 2015, já ajudou em 200 partos.

Já a repórter Eliane Scardovelli vai ao Rio Grande do Sul acompanhar mães que passaram por partos traumáticos. Os filhos de Bibiana e Ivana, da cidade de Santa Maria, tiveram paralisia cerebral devido a demora no atendimento nos partos. Eliane também registra a história de Alinca, de Pelotas.

Em vídeo, ela mostra insultos do médico e o momento em que uma enfermeira fratura sua costela forçando sua barriga. Hoje, essas mulheres se mobilizaram para cobrar respostas dos hospitais e alertar a população.

O ‘Profissão Repórter’ vai ao ar na TV Globo, depois do ‘Futebol 2018’.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.