NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - SescTV
 
MANCHETES

» 16/02/2019 - 22:48
Retorno da atriz transexual cubana Phedra de Córdoba ganha destaque em documentário exibido pelo SescTV

O retorno da atriz transexual cubana Phedra de Córdoba para sua cidade natal Havana, 53 anos após deixar a ilha, é o tema do documentário Cuba Libre, dirigido pelo cineasta Evaldo Mocarzel. A produção - que ganhou o prêmio de Melhor Documentário pelo Júri Popular no Festival Mix Brasil da Diversidade Sexual 2011, em São Paulo, será exibida pela primeira vez no SescTV, neste sábado (16/02), às 22h. A atração será reapresentada nesta quarta-feira (20/02), a partir da meia-noite.

Nascida como Rodolpho, Phedra de Córdoba é uma atriz transexual, exilada no Brasil há mais de cinco décadas. As razões de sua partida foram a incompatibilidade com o regime de Fidel Castro e a profunda transfobia vigente na ilha. “Minha mãe, por exemplo, nunca aceitou minha escolha. Mas papai sempre me deu muita educação e dignidade. Ele disse: ‘vá e nunca esqueça de seu nome’”, relembra Phedra emocionada. Décadas depois, a atriz retornou a Cuba, acompanhada do grupo teatral paulistano Os Satyros, do qual faz parte, para encenar Liz, adaptação da obra do escritor cubano Reinaldo Monteiro.

Durante a produção, Phedra visitou os lugares onde começou sua vida artística, como a Sociedade Artística Galega, onde aos 13 anos despertou para o teatro profissional. “Fizemos tantas aqui, como Rosália Castro, García Lorca, Cecilia Valdes e Maria de Lá O. Fui muito feliz nesse lugar”, diz.

A produção também faz referência as transformações sociais de Cuba, na época em que a filha de Fidel Castro, Mariela, lutava por uma maior aceitação de gays, lésbicas, transexuais e transgêneros. No País, antes dos anos de 1960 e 1980, pessoas importantes foram condenadas à prisão por terem se assumido como gays e escritores eram condenados a cortar cana nas lavouras, como castigo. Em depoimentos, homossexuais relatam que mesmo com as adversidades de se viver na ilha de Cuba, atualmente o preconceito diminuiu. “Atualmente já se fala sobre casamentos homossexuais, cirurgia de sexo, e até mesmo a literatura já aborda a questão da discussão de gêneros”, explica um dos entrevistados.

Muito emocionada, Phedra reencontrou alguns familiares, entre eles o seu sobrinho René Horácio e esposa. Juntos eles veem fotos antigas de família e relembram os parentes distantes. Phedra convida seus sobrinhos para assistir ao espetáculo que será encenado em Havana, e para conhecer sua nova família: seus colegas do Os Satyros.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.