NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - SescTV
 
MANCHETES

» 19/04/2019 - 17:06
Documentário revela mudanças sofridas em comunidade indígena com chegada das igrejas evangélicas no SescTV

Com direção de Lucia Murat e Rodrigo Hinrichsen, o documentário A Nação que não Esperou por Deus (Brasil, 2015, 90 min.) mostra como vivem os indígenas da reserva Kadiwéu, no Mato Grosso do Sul, e como são seus novos hábitos após a chegada da luz elétrica e das igrejas evangélicas no povoado. A produção inédita no canal tem trilha sonora original de Livio Tragtenberg e vai ao ar nesta sexta-feira (19/04), às 23h, no SescTV.  

O documentário destaca a chegada da energia elétrica na aldeia Kadiwéu, transformando o modo de viver dos nativos e os conectando com o mundo dos não-indígenas. É fácil encontrar em suas moradias rádio CD Player, antena parabólica e aparelhos de televisão, nos quais acompanham toda a programação, inclusive novelas. A igreja evangélica, ao se fixar no povoado, influenciou a mudança de costumes de muitos indígenas, que se tornaram seguidores e até pastores. Além disso, a ligação dos Kadiwéu com a cidade trouxe problemas como o alcoolismo e o consumo de drogas ilícitas à comunidade.

Embalados pelo sonho de estudar além do que aprendem na reserva e ingressar em uma faculdade, alguns dos indígenas se mudam para cidades próximas. Um deles conta que só pretende retornar à tribo quando estiver formado, para investir no agronegócio. A busca por tratamentos médicos também é um dos motivos que levam os nativos a procurem uma metrópole. “Eu saí da aldeia quando tinha uns 7 anos. Meu pai tinha diabetes e lá a gente não tinha o recurso que tem hoje”, conta uma jovem Kadiwéu que vive na cidade.

A Nação que não Esperou por Deus acompanha, ainda, festas, danças e o encontro dos Kadiwéu com os fazendeiros. Muitos pintam os rostos de preto, segundo um deles, para não serem reconhecidos pelos brancos, e partem para em direção às terras que pertenceram aos seus antepassados e que estão em mãos de não-indígenas.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.