NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - SescTV
 
MANCHETES

» 19/04/2019 - 20:36
Humor em Tempos de Cólera traz seleção de curtas-metragens para programação do SescTV

Utilizar o humor não apenas como entretenimento e diversão, mas como estratégia crítica e reflexiva do mundo contemporâneo. Essa é a proposta de Humor em Tempos de Cólera, que vai ao ar no SescTV em seu horário alternativo neste sábado (20/04), às 20h18. A sessão reúne filmes brasileiros, exibidos na 28ª edição do Festival Internacional de Curtas-metragens de São Paulo, em 2017.

Com curadoria de Zita Carvalhosa, diretora da Associação Cultural Kinoforum, responsável pelo festival, a programação, que originalmente vai ao ar às quintas-feiras, às 21h18, reúne vinte produções premiadas, entre clássicos e contemporâneos, como Deus é Pai (1999), de Allan Sieber, Tapa na Pantera (2006), dirigida por Esmir Filho, Mariana Bastos e Rafael Gomes, Dossiê Rebordosa (2008), direção de Cesar Cabral, e Recife Frio (2009), dirigida por Kleber Mendonça Filho.

Na estreia, o SescTV apresenta os curtas-metragens A Velha a Fiar (Ficção, MG, 1964, 6 min.), com direção de Humberto Mauro, e Até a China (Animação, RJ, 2015, 14 min.), dirigido por Marcelo Marão.

No clássico A Velha a Fiar, uma idosa, interpretada pelo ator Mateus Colaço, aparece na roça, a fiar, e logo é incomodada por uma mosca. A partir de então, uma série de acontecimentos se desencadeiam na história e as imagens tomam ritmo cada vez mais acelerado.

Para as sequências das cenas, o diretor Humberto Mauro, um dos pioneiros do cinema brasileiro, fez uso de ilustrações, stop-motion e objetos de plástico, entre aranhas, ratos e moscas. Recursos inovadores para um filme gravado em preto e branco, no início dos anos de 1960. Críticos da época, consideraram A Velha a Fiar como um dos primeiros videoclipes do mundo.

Na sequência, a animação Até a China narra a história de um brasileiro de Nova Iguaçu, na Baixada Fluminense, que vai à China levando apenas uma bagagem de mão. Ele descreve com preciosismo e muito humor suas aventuras vividas desde o check-in no aeroporto, até sua saída da China. Curiosidades como restaurantes que servem cabeças de peixe e enguias, trânsito caótico e pés de galinha embalados à vácuo, vendidos como souvenir, ilustram algumas diferenças culturais.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.