NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - SescTV
 
MANCHETES

» 21/04/2019 - 17:31
Lúcio Maia apresenta novo projeto Los 5 no SescTV

Integrante da Nação Zumbi, o guitarrista pernambucano Lúcio Maia apresenta seu novo projeto Los 5 em documentário da série Passagem de Som e em show da série Instrumental Sesc Brasil. No primeiro, o artista fala sobre como surgiu a banda e sobre suas influências musicais, que também vieram de seu gosto por literatura, histórias em quadrinhos e cinema; e se encontra com a cantora Marina de La Riva.

No segundo, o artista e os músicos Fábio Sá, Felipe Roseno, Hugo Carranca e André Lima, todos consagrados na cena musical nacional, mesclam composições e ritmos latinos com brasileiros e rock. As produções têm direção geral de Max Alvim e estreiam neste domingo (21/04), às 21 horas, no SescTV.

Nascido em Recife, no dia 19 de março de 1971, Lúcio Maia faz parte da banda Nação Zumbi desde sua criação em 1990. Seu primeiro álbum solo, Homem Binário, foi lançado em 2007 e, três anos mais tarde, gravou o segundo, Mundialmente Anônimo: O Magnético Sangramento da Existência. Foi vencedor, por sete vezes consecutiva, do Prêmio de Melhor Guitarrista do Brasil, oferecido pela revista gaúcha O Dilúvio.

No Passagem de Som, Maia fala sobre o desejo antigo de montar a banda Los 5 e sobre o repertório que, de acordo com ele, vem de sua influência em música latina, como a afro-cubana. “Fiquei muito mergulhado nesse universo do Buena Vista Social Club”, articula, se referindo a um projeto com artistas cubanos de vanguarda, produzido pelo guitarrista norte-americano Ry Cooder. Este trabalho resultou em um CD, em 1996, e em um documentário musical em 1999, dirigido pelo cineasta alemão Wim Wenders. “Fui ver o filme e chorei. Aquilo ali me marcou muito”, confessa o brasileiro.

Maia diz que anos mais tarde, o também guitarrista norte-americano Marc Ribot gravou, em Cuba, o disco Los Cubanos Postizos, e este trabalho influenciou uma parte dos integrantes da Nação Zumbi a lançar um projeto paralelo à banda. “A gente fez os Los Sebozos Postizos e eu montei os Los 5 por causa deste disco”, conta o recifense.

A produção do Passagem de Som acompanha Maia e o demais integrantes da banda à Casa de Francisca, espaço cultural situado no Palacete Tereza Toledo Lara, na capital paulista. Ali, participam de um show com a cantora brasileira Marina de La Riva, que possui laços com a música caribenha por ser filha de cubano. Para La Riva, o trabalho dos Los 5 é muito particular, apesar de ser possível localizar referências. “Você pode falar vários adjetivos e não vai conseguir definir os caras porque são muito potentes”, expõe.

Ainda na cidade de São Paulo, Maia visita a Comix Book Shop, uma das maiores lojas de quadrinhos e mangás em todo o Brasil, que ele frequenta desde o início dos anos 1990. “Gosto muito de quadrinhos do mundo inteiro”, assegura o colecionador, que afirma ter lido tudo: Turma da Mônica, personagens da Disney, Akira, Wolverine, autores clássicos da literatura brasileira, como Machado de Assis, Lima Barreto e Eça de Queirós, e internacional, como o russo Fiódor Dostoiévski, o inglês Clive Barker e o francês Arthur Rimboud.

Por fim, o Passagem de Som mostra ensaio dos Los 5 para o show da série Instrumental Sesc Brasil, exibido na sequência. No repertório, composições próprias, como Savana Tropical; música brasileira, como Juízo Final, de Nelson Cavaquinho; sucessos americanos, como Lithium, de Kurt Cobain, e How Deep Is Your Love, da banda Bee Gees; e ritmos caribenhos, como No Me LLores Más, de Arsenio Rodríguez. Lúcio Maia toca guitarrista ao lado de Fábio Sá, no baixo; Felipe Roseno, na percussão; Hugo Carranca, na bateria; e André Lima, no teclado.

O espetáculo foi gravado em outubro de 2018, no Teatro Anchieta do Sesc Consolação, na capital paulista.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.