NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 23/04/2019 - 20:53
Programa da TV Brasil analisa influência geopolítica dos evangélicos no Oriente Médio

Nas últimas décadas, os evangélicos se tornaram os apoiadores mais entusiásticos de Israel depois dos próprios judeus. No Brasil, nos Estados Unidos e em outros países, evangélicos elegem líderes que apoiam o estabelecimento de assentamentos na Cisjordânia e defendem o reconhecimento de Jerusalém como capital indivisível do Estado judeu, além de fomentar relações econômicas com a região.

Mas por que um grupo de cristãos que vive a milhares de quilômetros do Levante está tão interessado na política secular de Israel? É essa questão que o próximo “Um olhar sobre o mundo” procura responder com a participação do especialista Gedeon Alencar.

Doutor em ciências da religião pela PUC-SP e membro da Rede Latino-americana de Estudos do Pentecostalismo e do Grupo de Estudos do Protestantismo e Pentecostalismo, o convidado participa do programa apresentado pelo jornalista Moisés Rabinovici na madrugada desta terça (23/04) para quarta-feira (24/04), à meia-noite, na TV Brasil.

Alencar explica que a origem desse movimento está entre o final do século XIX e começo do século XX, com o surgimento da doutrina teológica do dispensacionalismo. "É uma doutrina que tenta estabelecer planos pragmáticos e etapas da ação de Deus", explica. Segundo o estudioso, livros como "Israel, Gogue e o Anticristo" foram particularmente importantes para disseminar essa perspectiva no Brasil e ligar o pensamento cristão ao Estado moderno de Israel.

O entrevistado questiona a validade teológica dessa confluência entre profecias religiosas e eventos históricos. "Quando você lê os registros historiográficos da época, em tese, todas as profecias já tinham se cumprido e Jesus estava prestes a voltar, mas não voltou", comenta.

Moisés Rabinovici e Gedeon Alencar também discutem a relação entre a imagem ideal que os cristãos têm de Israel e a realidade secular do país, além de analisar o papel do contexto econômico no interesse dos evangélicos na região.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.