NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - SescTV
 
MANCHETES

» 20/07/2019 - 20:50
Documentário acompanha compositores em processo de criação da música erudita moderna para cinema no SescTV

Neste sábado (20/07), às 22 horas, o SescTV apresenta pela primeira vez o documentário de longa-metragem Matéria de Composição (MG, 2013, 82min.), que aborda o processo de criação da música erudita moderna brasileira para cinema. A produção, dirigida por Pedro Asphan, mostra os compositores Guilherme Antônio Ferreira, Oiliam José Lanna e Teodomiro Goulart compondo, separados, a partir de imagens de um mesmo vídeo. 

Com o intuito de criar uma peça musical que dialogue com a cena de uma casa sendo demolida, por diversos ângulos e perspectivas, proposta pelo diretor, os músicos Ferreira, Lanna e Goulart foram acompanhados por Asphan ao longo de dois anos. Durante esse período, houve o registro dos processos de composição com base nas imagens, nos ensaios, nos concertos, e nos experimentos instrumentais criados conforme os movimentos realizados na gravação; e na mixagem final. A junção e edição dessas etapas deram origem a um curta-metragem de oito minutos.

O documentário Matéria de Composição recebeu Menção de Honra do Júri no Riviera Maya Film Festival, na categoria Work in Progress, no México em 2012; venceu o Prêmio Lusofonia no Arquiteturas Film Festival - Lisboa, em Portugal, e o Prêmio Especial do Júri por sua Contribuição Artística no Festival Internacional de Curitiba, na Mostra Competitiva Olhares Brasil de Longa-metragem, ambos em 2013; e o Prêmio Mostra Sesc Regional e Nacional, nas categorias Melhor Filme e Melhor Som, em 2017.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.