NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - SescTV
 
MANCHETES

» 14/08/2019 - 16:37
"Conversa Fiada": Produção acompanha mulheres do noroeste de Minas Gerais no SescTV

O fio e o transe, o encontro com a linha e o trabalho com o algodão e seus fios marcam o curta-metragem Conversa Fiada (MG, 2017, 30 min), dirigido por Dinalva Ribeiro e Diego Zanotti.

A produção acompanha mulheres de cinco municípios do noroeste de Minas Gerais, no Vale do Urucuia, que sediam as últimas estruturas remanescentes de produção artesanal de fios e peças de puro algodão do Brasil. O filme vai ao ar nesta quinta-feira (15/08), às 22h, no SescTV.

Conversa Fiada reúne depoimentos de 15 mulheres fiadeiras sertanejas e protagonistas sobre questões atuais de igualdade e diversidade de gênero. Eva compara o rolo de fio a sua trajetória. “A vida é assim, um tempo está enrolada, outro não, como a linha. Chega uma hora que desembaraça”, diz.

Segundo Dona Maria os momentos de pausa também são importantes. “Quando a linha embaraça a gente tem que parar e consertar. A vida é do mesmo jeito”, comenta a sertaneja. No tissume, através de um fazer manual, as mulheres sertanejas resgatam sua autoestima, lapidam conhecimentos e compartilham sua sabedoria a respeito das ervas, medicamentos, alimentos e paixões.

Conversa Fiada foi exibido no Festival CineBaru, na Vila Sagarana (MG) em 2018, quando recebeu o Prêmio Aquisição SescTV, por relatar em prosa e imagem a vida das fazedoras de tecido e coragem. O filme é resultado de um projeto fruto da pesquisa de Dinalva Ribeiro e parceria entre a Universidade Federal de Goiás (UFG) e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2019  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.