Os ventos da Revolução começam a soprar no Rio de Janeiro. É
outubro de 1930 e as tropas de Getúlio Vargas prometem pôr fim à política do
café com leite. Dependente da exportação do grão, a economia brasileira está em
frangalhos e a sociedade civil espera por mudanças.
Enquanto isso, na casa dos Bulhosa, Maria Teresa (Fernanda
Torres) só consegue pensar no retorno da filha Catarina (Lara Tremouroux), após
uma temporada de estudos em São Paulo, e no jantar de recepção que fará para
receber a caçula e que tem o objetivo também de impressionar a irmã Leonor
(Leticia Isnard) e seu marido rico, Amauri (Marcelo Mansfield).
Geraldinho (Johnny Massaro), por sua vez, só quer uma nova
desculpa para faltar a escola, e Geraldo (Alexandre Nero) não consegue pensar
em nada além da polvorosa que deve estar seu trabalho, no Catete. É na sede da
República que o funcionário público ganha uma nova responsabilidade, atribuída
a ele por seu superior, Pacheco (Matheus Nachtergaele): organizar o caos e
ajudar a queimar o passado para construir um novo Brasil.
Em uma saída pelas ruas para definir alguns detalhes do
jantar, Maria Teresa fica encantada com os militares e faz planos para que
Catarina goste dos homens de Getúlio tanto quanto ela. Jantar pronto, família
reunida e, finalmente Geraldo chega.
Por conta do tumulto que toma conta da cidade, ele esquece
sua principal missão do dia: buscar a filha. Segura e independente, Catarina
pega o bonde e chega em casa. O retorno de Catarina e a Revolução — que Maria
Teresa não entende bem o que significa — dão à dona de casa motivos para
comemorar, com direito até a brinde de chimarrão, em homenagem ao novo Brasil.
Seu novo espírito patriótico choca a família. Um acontecimento inesperado, no
entanto, faz com que a celebração termine de forma repentina.
As cenas irão ao ar no primeiro episódio da segunda temporada
de ‘Filhos da Pátria’ que estreia nesta terça-feira (08/10) na TV Globo, após “A
Dona do Pedaço”. A segunda temporada da série é escrita e criada por Bruno
Mazzeo, com direção artística de Felipe Joffily e direção geral de Henrique
Sauer.