NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 14/02/2020 - 19:19
Série documental destaca pesquisa de vacina contra crack neste sábado

O médico psiquiatra Frederico Garcia explica as pesquisas que estão em desenvolvimento para produzir uma vacina contra o crack no sexto episódio inédito da série “Cientistas Brasileiros entre os Melhores”. A produção documental independente vai ao ar neste sábado (15/02), às 9h30, na TV Brasil.

Professor da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), o pesquisador fala sobre os projetos que realiza com a equipe sobre conexões cerebrais em busca de resultados para tratar dependentes de cocaína e de seus derivados, como o crack. A dependência química de drogas é considerada um problema de saúde pública mundial.

"A dependência é uma doença, não uma fraqueza ou falta de força de vontade. A partir do momento que você passa a enxergar como uma doença do cérebro, curável, feita de recaídas e retomadas, a gente muda a perspectiva dessas pessoas", analisa Frederico Garcia.

Na universidade, o professor lidera o Núcleo de Pesquisa em Drogas, Vulnerabilidade e Comportamentos de Risco a Saúde e coordena o Centro de Referência em Drogas. O médico afirma que a vacina não pode ser vista como solução única para o complexo problema da dependência, mas pode ajudar com um impacto social positivo.

Frederico Garcia discorre sobre as lesões cerebrais causadas pelas drogas. A pesquisa para a vacina contra a cocaína começou como uma tentativa de proteger fetos de mães usuárias de crack dos malefícios da droga. Hoje, é esperança para pessoas dependentes da cocaína.

O objetivo é desenvolver uma opção terapêutica que reduza os efeitos da droga. A partir de moléculas da droga, a vacina faz com que o corpo passe a reconhecer a cocaína como um agente estranho, passe a combater sua entrada no organismo e impeça sua ação no cérebro.

A ideia é trazer benefícios não só para o dependente como para suas famílias que sofrem com a situação. Os testes em seres humanos devem começar ainda este ano, após autorização da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O medicamento já foi testado em animais.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2020  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.