Para incentivar a inclusão e fomentar a conscientização sobre
o autismo, a TV Brasil reforça seu apoio a essa causa no Dia Mundial de
Conscientização do Autismo, comemorado anualmente em 2 de abril, com a exibição
do seriado infantil "Pablo".
Primeira produção audiovisual para crianças sobre o tema, o
seriado combina técnicas de live action e animação para gerar empatia ao
acompanhar o cotidiano de um menino autista. Com 52 capítulos de 11 minutos, a
obra tem episódios diários na telinha da emissora pública desde 2019, de
segunda a sábado, às 11h, e de segunda a sexta, às 15h, na faixa de programação
TV Brasil Animada.
A produção inglesa foi dublada na íntegra por pessoas que têm
autismo para representar autenticamente as experiências pelas quais essa
parcela significativa da população passa todos os dias. Por isso, as vozes dos
personagens que integram a série "Pablo" foram interpretadas por quem
têm o mesmo transtorno.
Pablo transforma os desafios da vida em histórias fantásticas
para enfrentar o mundo real com segurança. Por meio de seus desenhos mágicos,
ele cria um animado mundo interior em que, com a ajuda de seus amigos que
também têm autismo, supera as adversidades com criatividade, empenho e
autoconfiança.
Em cada episódio, Pablo enfrenta uma circunstância diferente
da rotina que causa ansiedade, como cortar o cabelo ou acompanhar os pais ao
supermercado. Por conta da sua condição, essas novas situações podem ser
avassaladoras para ele, por motivos como barulho ou número de pessoas.
Os roteiros das tramas de "Pablo" foram redigidos
em colaboração com jovens autistas que forneceram casos originais, inspiradores
e divertidos para refletir as experiências de vida de crianças com autismo.
Com a primeira temporada realizada em 2017, a série inglesa
obteve reconhecimento internacional de público e crítica. A produção em cartaz
na TV Brasil conquistou o Prêmio 2018 Celtic Media Festival - Torc Award for
Excellence na categoria programa infantil.