NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 23/05/2020 - 19:36
TV Brasil estreia "O olhar que vem de dentro" neste domingo

A perspectiva das crianças sobre as religiões praticadas no País é a premissa da série documental "O olhar que vem de dentro", produção independente que a TV Brasil estreia neste domingo (24/05), às 6h, com dois episódios em sequência.

Com 13 edições de 13 minutos, a obra parte da realidade de jovens para estimular a reflexão sobre espiritualidade por meio do pensamento crítico, mas também lúdico e espontâneo do ponto de vista infantil.

Realizada pela Saci Filmes, do Acre, a produção independente aborda essa diversidade religiosa brasileira pelo ponto de vista das crianças ao tratar de temas para o debate com essa faixa etária como bullying e a importância do respeito inter-religioso.

Com sotaques de crianças de diferentes idades que moram em várias regiões do País, a série amazônica revela o cotidiano desses jovens que passam depoimentos emocionantes. Eles contam a experiência espiritual que vivenciam nos seus credos e explicam os desafios que enfrentam por causa de sua fé na rotina em sua comunidade, escola e família.

A obra seriada documental "O olhar que vem de dentro" mostra liturgia, ritos e cerimônias de religiões de matriz africana, como o Nagô de Pernambuco e o Candomblé bem como as de origem indígena como os caxinauás, da cultura Huni Kuin, e a Jurema Sagrada, do Nordeste do Brasil.

A produção independente ainda aborda as crenças mórmon, da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias; o Budismo Kadampa; o Judaísmo Masorti; o Santo Daime; a Arca da Montanha Azul; o Islamismo; o Catolicismo; a Casa da Benção e o Vixnuísmo ou Vaishnavismo, tradição do Hinduísmo.

A TV Brasil exibe o primeiro episódio da série ao destacar os princípios da Jurema Sagrada, religião de origem indígena do Nordeste do Brasil que recebe influência das matrizes africanas e do catolicismo popular.

A narrativa da edição ocorre sob a perspectiva da menina Maria Carla, de 11 anos, que mora em Recife e participar dessa religião pouco conhecida. Por esse motivo, a jovem relata que sofre intolerância religiosa dos seus colegas da escola.

Ao lado de sua família, em casa e nos ritos de sua crença, Maria Carla explica como eles mantêm viva a tradição e a cultura de seus antepassados durante as gravações da produção documental "O olhar que vem de dentro".

Em seguida, às 6h15, a TV Brasil apresenta o segundo episódio que explica o Nagô de Pernambuco, religião de matriz africana, a partir das vivências do menino Thalisson Luiz que mostra a diversidade, a crença e a história dos Orixás.

"Eu sou de Xangô, Ogum e Oxum". Assim se define o garoto que enfrenta preconceitos relacionados a sua religião. No depoimento para o programa no ar pela emissora pública, ele contou que foi preciso deixar duas escolas por sofrer bullying e agressão física.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2020  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.