NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Cultura
 
MANCHETES

» 21/11/2020 - 20:53
"Repórter Eco" aborda descontaminação das águas dos rios neste domingo

Neste domingo (22/11), às 18 horas, na TV Cultura, “Repórter Eco” traz reportagens sobre um processo capaz de limpar a água dos rios; o sauim-de-coleira, primata nativo da Amazônia, que está ameaçado de extinção; e um estudo internacional sobre como as florestas tropicais se adaptam às mudanças climáticas.

Os rios que abastecem cidades brasileiras são contaminados por resíduos de remédios, agrotóxicos e até de protetor solar, mas as estações de tratamento convencionais não removem esses poluentes. Por isso, pesquisadores da USP de São Carlos, interior paulista, criaram um processo simples e barato capaz de limpar a água.

Outra matéria da edição alerta sobre o sauim-de-coleira, primata nativo da Amazônia, que é uma das 25 espécies mais ameaçadas de extinção do mundo. Com a expansão urbana, ele só é encontrado em dois locais isolados na região de Manaus, capital do Amazonas. O governo federal não aprova um plano que prevê a criação de reservas para preservar esse animal criticamente em perigo.

Por fim, o programa apresenta um estudo internacional que procurou saber até que ponto as florestas tropicais do mundo resistem ao aquecimento global e conseguem armazenar carbono. Umas das conclusões é que florestas como a Amazônia têm um limite e suportam temperatura média de até 32ºC, isso sem considerar o impacto de ações humanas como incêndios e desmatamentos.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.