NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - Curta!
 
MANCHETES

» 22/11/2020 - 22:55
Documentário no Curta! destaca obra do arquiteto brasileiro Vilanova Artigas

Considerado um dos maiores arquitetos brasileiros do século XX, o curitibano João Batista Vilanova Artigas (1915-1985), mais conhecido como Vilanova Artigas, deixou um legado icônico para a arquitetura nacional moderna. Em razão do centenário de seu nascimento, comemorado em 2015, sua neta Laura Artigas roteirizou o documentário biográfico “Vilanova Artigas — O Arquiteto e a Luz”, que dirigiu ao lado de Pedro Gorski e que será exibido nesta terça-feira (24/11), às 22h20, no Curta!.

Através da lembrança de seus amigos, familiares e alunos, a produção passeia pela trajetória de Vilanova Artigas, revisitando, entre outros, as construções de suas primeiras casas, sua ligação com o Partido Comunista e aulas com Prestes Maia. Paulo Mendes da Rocha (vencedor do Pritzker), os arquitetos Pedro Paulo de Melo Saraiva, Álvaro Puntoni, Jon Maitrejean e Ruy Ohtake, o historiador Carlos Guilherme Motta, o fotógrafo Cristiano Mascaro e o ator Juca de Oliveira são alguns dos nomes que dão depoimento no filme, narrado de forma cronológica.

Imagens de arquivo pessoal e relatos inéditos do arquiteto ajudam a projetar essa história, que perpassa a construção de algumas de suas principais obras, como o Edifício Louveira, a FAUUSP e o Estádio do Morumbi. O olhar dos usuários que frequentam seus prédios nos dias de hoje também está presente, contribuindo para revelar o profissional conhecido por tratar a arquitetura como o equilíbrio entre a arte e a técnica.

“Vilanova Artigas — O Arquiteto e a Luz” é uma coprodução do Itaú Cultural com a Olé Produções.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.