NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Brasil
 
MANCHETES

» 22/01/2021 - 19:21
TV Brasil estreia documentário "Ao Aroma do Café" neste sábado

Registros fotográficos sobre o cotidiano do trabalho na cafeicultura brasileira são resgatados no documentário inédito "Ao Aroma do Café" (2018), produção do Instituto Câmara Clara que a TV Brasil estreia neste sábado (23/01), às 22h, na faixa DOC Especial.

Em formato média-metragem, o filme traça um panorama sobre a cultura do café no país. O documentário apresenta fotografias feitas pelo agrônomo Armínio Kaiser no período de 1954 a 1970 com destaque para São Paulo e Paraná, Estados onde trabalhou pelo Instituto Brasileiro do Café.

Durante mais de cinquenta anos, milhares de fotografias realizadas pelo agrônomo permaneceram guardadas, à espera, em antigas latas de biscoito.

A luz e o ar foram capazes de corroer o ferro, mas não os sais de prata. Fotografadas em sua maioria entre 1954 e 1970, as imagens retratam o cotidiano do trabalho na cafeicultura brasileira principalmente nos estados de São Paulo e Paraná, onde Armínio Kaiser atuou como agrônomo pelo extinto órgão federal, mas também na Bahia, em Minas Gerais e Santa Catarina.

Durante o documentário em cartaz na programação da emissora pública, historiadores, antropólogos, agrônomos, trabalhadores do café e familiares de Armínio Kaiser dão vida às fotografias que revelam o perfil de uma época.

O filme "Ao Aroma do Café" traz depoimentos do próprio Armínio Kaiser em diversos momentos para os realizadores. Ele conta curiosidades e recorda histórias sobre a cafeicultura. A produção é dedicada ao agrônomo que faleceu em 2014, com quase 90 anos de idade.

Sob a sonoridade da viola caipira o olhar percorre os trilhos do tempo: dos terreiros da memória às areias movediças da história. Olhares, vozes e sentidos em torno de quadros silenciosos que permanecem à espreita, a provocar antigos sentimentos e novos questionamentos.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.