NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

 
MANCHETES

» 24/01/2021 - 23:31
Teatro: Série exibida no SescTV ganha prêmio APCA 2020

A série de documentários "Cena Inquieta", lançada pelo SescTV em julho de 2020, foi contemplada com o Prêmio Especial, na categoria Teatro, da Associação Paulista de Críticos de Arte (APCA) 2020. Com curadoria da pesquisadora e ensaísta Silvana Garcia e direção do cineasta Toni Venturi, a produção - composta de 26 documentário de 55 minutos cada - é uma produção da Olhar Imaginário com realização do Sesc, por meio do SescTV.

A obra é uma abrangente cartografia sobre a produção contemporânea do teatro de grupo produzido no Brasil. A série, que mapeou coletivos teatrais de São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador e Recife, traz depoimentos dos criadores, diretores e artistas ilustrados por cenas dos bastidores - 48 grupos de teatro e 10 artistas - e um material de arquivo de trechos de peças que revelam os conceitos e as pesquisas do grupo teatral.

A cada episódio, são apresentados dois grupos teatrais, espetáculos independentes que marcaram a cena na última década, e um especialista (pesquisador, crítico ou jornalista) que contextualiza a proposta exibida.

A série "Cena Inquieta" segue em exibição, com episódios inéditos, sempre às quintas-feiras, às 23h.

Em 28/01, é a vez do Grupo dos Dez e do Teatro de Extremos tratarem de seus espetáculos e inquietações acerca do negro, gênero, homoafetividade e diversidade.

Em fevereiro, vai ao ar mais quatro episódios. No dia 04/02, os grupos cariocas Cia Marginal e Coletivo Bonobando falam sobre seus espetáculos e discutem questões éticas e estéticas implicadas no fazer teatral na periferia.

Os grupos pernambucanos Coletivo Angu de Teatro e Teatro de Fronteira abordam seus processos de trabalho e os meios pelos quais são perpassados por aspectos como gênero e negritude, no dia 11/2.

A Cia. Estável de Teatro e Trupe Olho da Rua, de São Paulo, compartilham seus processos criativos e refletem sobre a relação com o público no dia 18/2.

E dia 25/2, é a vez das companhias cariocas Coletivo Preto e Cia Emú de Teatro em programa que conta com a participação do produtor cultural e curador Paulo Mattos.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.