NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Cultura
 
MANCHETES

» 17/04/2021 - 18:57
"Repórter Eco" apresenta edição especial dedicada aos povos indígenas no Brasil

Neste domingo (18/04), às 18h30, na TV Cultura, em homenagem ao Dia do Índio, “Repórter Eco” apresenta uma edição especial sobre os povos indígenas no Brasil. Com apresentação de Márcia Bongiovanni, o programa fala sobre o documentário A Última Floresta; mostra o trabalho das mulheres indígenas no cultivo da pimenta Baniwa e relata a ação movida contra um grupo varejista por desmatamentos e violações dos direitos humanos na Amazônia.

O famosos xamã e líder indígena Davi Kopenawa é o protagonista e um dos autores do roteiro do filme A Última Floresta. O documentário, dirigido pelo cineasta Luiz Bolognese e exibido no Festival de Berlim, será lançado no Brasil neste domingo, no encerramento do Festival É Tudo Verdade. O filme mostra a resistência do povo Yanomami, que vive na Amazônia, e há décadas é ameaçado pelas invasões de garimpeiros.

As mulheres indígenas da etnia Baniwa produzem nas roças da Terra Alta Rio Negro, no Amazonas, cerca de 78 variedades de pimenta. A reportagem apresenta como o produto conquistou o mercado nacional e internacional por meio da Origens Brasil, rede que conecta empresas e povos da floresta.

A edição especial conta como uma rede internacional de supermercado é levada à justiça por desmatamentos e violações dos direitos humanos na Amazônia, com base em uma lei em vigor na França. A ação contra o grupo varejista Casino é movida por indígenas brasileiros e colombianos, além de ambientalistas franceses e americanos. No Brasil, o processo é conduzido por um indígena de 33 anos com pós-doutorado e atuação no exterior.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.