NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - Canal Brasil
 
MANCHETES

» 20/05/2022 - 19:18
Canal Brasil exibe mostra em memória ao cineasta Joaquim Pedro de Andrade

O Canal Brasil exibe na próxima quarta-feira (25/05) uma mostra especial em memória ao cineasta Joaquim Pedro de Andrade, que completaria 90 anos neste dia. A programação especial tem início às 12h30 e vai contemplar cinco filmes dirigidos por ele que são considerados grandes clássicos do cinema nacional: “Garrincha -- A Alegria do Povo” (1962), “O Padre e a Moça” (1966), “Os Inconfidentes” (1972), “Macunaíma” (1969) e “O Homem do Pau Brasil” (1981).

Joaquim Pedro de Andrade começou a se interessar por cinema no início da década de 50, quando cursava Física na Faculdade Nacional de Filosofia, no Rio de Janeiro. Na época, integrava o cineclube da universidade e ajudava a organizar debates e a realizar curtas em 16 milímetros. Entre os filmes que chegaram a ser finalizados, está o “Mendigo”, de 1963, dirigido por Joaquim Pedro e com Saulo Pereira no papel principal.

Os anos se passaram e ele continuou atuando de forma intensa em diversos projetos cinematográficos, além de estudar cinema na França e na Inglaterra e de estagiar em Nova York ao lado dos irmãos Albert e David Maysles, pioneiros do Cinema Direto, nas décadas de 60 e 70.

Ao retornar para o Brasil, foi convidado pelo produtor Luiz Carlos Barreto para dirigir "Garrincha, Alegria do Povo". Com montagem que misturava material de arquivo a imagens originais, o filme foi um marco do documentário brasileiro. Até o seu falecimento, em 1988, Joaquim Pedro marcou a sua presença no universo do audiovisual, fortalecendo a imagem do cinema, não só por aqui, mas também mundo afora.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.