NEWSLETTER
Cadastre seu e-mail:

Divulgação - TV Cultura
 
MANCHETES

» 20/05/2022 - 21:07
Dona Geek: "Estação Livre" analisa envelhecimento da população preta no Brasil

Nesta sexta-feira (20/05), às 22 horas, na TV Cultura, “Estação Livre” fala sobre a desigualdade no envelhecimento da população preta, aposentadoria, subempregos e mostra a nova geração acima dos 50 anos.

Apresentado por Cris Guterres, o programa apresenta reportagens sobre o assunto, entre elas, duas idosas que comandam o canal no YouTube Dona Geek; Ildenira Lopes Sales, que ficou conhecida como a grafiteira Nenê Surreal; Abrão Rodrigues, que dedicou a vida à prática do fisiculturismo, e Valmir Silva, vocalista de uma banda de reggae que, aos 50 anos, decidiu fazer faculdade.

No estúdio, a psicóloga clínica Samanta Fonseca fala sobre o envelhecimento na realidade brasileira. “Envelhecer é um privilégio. Como se envelhece sendo marcado de forma violenta desde o nascimento? Como é pensar em chegar vivo num país que ainda acredita em uma democracia racial, que tem a necropolítica que define quem deve viver e quem deve morrer?”, indaga.

“Vinte anos catando latinhas: que país é esse que não permite que seus cidadãos ascendam socialmente? Por que? Porque nós somos marcados pela desigualdade", comenta Marília Berzins, gerontóloga e especialista em envelhecimento, sobre a reportagem que apresenta o Espaço Cultural Cine Favela. No local, moradores da terceira idade de Heliópolis, em São Paulo, que passaram a vida buscando o sustento - muitas vezes na reciclagem - têm acesso à cursos de informática e ações sociais e culturais.

A atração comenta sobre empreender após os 50 anos e o Aristocrata Clube, que na década de 60 abriu espaço de sociabilidade para a população preta.

HOME         MANCHETES        BLOG FABIOTV       CONTATO        PUBLICIDADE

2007 - 2024  fabiotv.com.br - Todos os direitos reservados.